Doenças Caninas (Babesiose / Cinomose) - Explicações e Precauções

Blog de bodydog10 :., Doenças Caninas (Babesiose / Cinomose) - Explicações e Precauções

 Babesiose(Babese)

A Babesiose é uma doença parasitária, não transmissível ao homem. Seu agente transmissor é o carrapato Rhipicephalus sanguineus, que parasita e destrói as células sanguíneas do animal causando anemia podendo, inclusive, levá-lo à morte.

O carrapato se contamina pela Babésia ao se alimentar do sangue de um animal já contaminado e, ao picar um animal sadio, dá continuidade ao ciclo de contaminação.

Uma vez contaminado, o anima apresenta como sintomas a perda de apetite, febre, desânimo, fezes acompanhadas de sangue, palidez nas mucosas conjuntiva e bucal, além de sangramentos no nariz, boca e ponta das orelhas.

Em alguns casos, filhotes com 8 a 12 semanas de vida podem estar imunes à doença graças aos anticorpos herdados da mãe. Geralmente, os animais mais suscetíveis aos efeitos da doença são aqueles que estejam debilitados (não totalmente saudáveis) ou estressados.

Na fase crônica da doença, a destruição das células sanguíneas é menor do que nos casos agudos, o que causa o aumento do baço e o surgimento de icterícia (amarelão).

Os sintomas acima descritos podem levar semanas ou meses para que se tornem evidentes. O tempo para que esses sintomas se manifestem varia de acordo com as condições de saúde do animal, a raça, a idade, o número de carrapatos encontrados no animal. Tudo somado a uma série de fatores e condições do ambiente onde vive o animal.

Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maior será a eficácia do tratamento e menor o risco de mortalidade. Para isso, são realizados exames clínicos, hemogramas para detectar o parasita e um histórico de infestação de carrapatos no animal.

O tratamento da Babesiose abrange dois aspectos: o combate ao carrapato causador da doença (com a utilização de produtos para limpeza, desinfecção e manutenção da limpeza do ambiente para que fique livre dos carrapatos e o uso de produtos veterinários como sprays, xampus e coleiras anti-carrapatos) e a neutralização dos efeitos e prejuízos causados pela doença (com o auxílio de medicamentos, incluindo corticóides, sempre a critério do veterinário responsável).

Todas os meios de prevenção são úteis pois, mesmo depois de curado da doença, caso o animal seja novamente atacado por um carrapato contaminado, nada impede que seja outra vez infectado pela doença.

 Cinomose

É uma doença que acomete apenas os canídeos (cães, raposas, lobos, etc.), causada por um vírus, e altamente contagiosa. Não é transmitida a seres humanos, mas pode acometer cães adultos ou filhotes e gera um alto índice de mortalidade.

A Cinomose pode ser detectada caso o cão apresente febre, diminuição de apetite, corrimento nasal, ocular, diarréia, vômitos, estado de letargia, conjuntivite, convulsões, paralisias e tremores.

Os sintomas variam de acordo com o local afetado pela doença (sistema nervoso, digestivo, cutâneo, respiratório ou locomotor), sendo que a doença é mais perigosa quando o vírus ataca o sistema nervoso do animal uma vez que, nesse caso, as lesões causadas são irreversíveis.

Em casos de Cinomose nervosa, o cão apresenta espasmos e convulsões seguidos de paralisia, causando a morte. Caso o animal sobreviva, apresentará paralisias faciais, enfraquecendo a musculatura.

Quando o vírus ataca o sistema respiratório, age diretamente sobre as vias nasais, brônquios e pulmões, enquanto que quando o sistema afetado é o intestinal o alvo do vírus é o aparelho digestivo.

A vacinação é o único meio de se evitar a doença.

quinta 07 julho 2011 09:34



4 comentário(s)

  • Joelma mailto Qui 05 Set 2013 02:28
    O Meu filhote e yokshime e está com sintomas de Babese o que devo fazer para curá-lo e como devo preveni-lo.
  • jani Ter 30 Jul 2013 02:19
    meu cachorro esta c suspeita de cinomose, descobre hj,e tenho um filhote que tem 3 meses e foi vacinado hj, esse filhote corri o risco de contrair essa mesma doença,tem como evitar, pois ele ñ tem contato c o contaminado,mesmo assim estou procupada
  • josiane mailto Ter 30 Abr 2013 18:11
    o meu cachorro está com essa babese ficou internado por dois dias,está tomando a medicação más qual a alimentacão ideal para curar a anemia.
  • karoline Sáb 31 Dez 2011 14:45
    ola,meu vizinho teve 3 cachorros os tres morreram da mesma doença...ele nao sabe mais o q fazer,ele desinfetou a garagem com avet mas nao deu certo o ultimo cachorro morreu se vcs puderem me ajudar,e me dizer como posso combater essa doença eu agradeço muito,sao vidas caninas q estaremos salvando....


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.211.230.186) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para bodydog10

Precisa estar conectado para adicionar bodydog10 para os seus amigos

 
Criar um blog